Ensino Médio - 2ª e 3ª série 2022

ELETIVAS

Itinerários Formativos de 2022 para a 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio

Escolhas Eletivas: são Itinerários Formativos das quatro áreas do conhecimento. Cada aluno escolherá três opções. Os itinerários são divididos em aula presencial e trabalho remoto de 100 min cada um. O trabalho remoto está relacionado ao projeto desenvolvido em cada itinerário formativo.

 

  • Texto, contexto e tessituras de um novo olhar sobre o mundo: incentivar o processo de criação individual e coletiva, nas mais variadas possibilidades de comunicação, inclusive as midiáticas, estabelecer estratégias necessárias à produção artística e cultural fazem parte dos objetivos deste itinerário que compõem o desenvolvimento e a criação humana. 
  • Viver e conviver, aprendendo com alegria e empatia: este itinerário tem por objetivo principal preparar os jovens para a vivência do papel de cidadão íntegro, criativo, mais feliz, inteligente e sadio emocionalmente, bem como fortalecer o seu protagonismo por meio da valorização da vida. Estimula iniciativas e expressões de ideias; valoriza o desenvolvimento da criticidade e do respeito; pratica a escuta, a compaixão e desenvolve o autoconhecimento, para a aceitação de si e do outro e para alcançar objetivos pessoais.
  • Expoente digital 1: o objetivo principal deste itinerário é compreender e utilizar os conceitos e teorias que compõem a base do conhecimento tecnológico, bem como os procedimentos metodológicos e suas lógicas. Em programação, os alunos farão seus próprios programas e jogos em diversas ferramentas, utilizando programação em blocos (black-based). Em seguida, será feita a transição para a programação usando texto (text-based) com a linguagem Python.  Serão também desenvolvidos conhecimentos de robótica utilizando a microcontroladora  Arduíno. A conscientização e valorização da ética no uso das tecnologias fazem parte dos conteúdos trabalhados.
  • Expoente digital 2: este itinerário tem como objetivo dar continuidade aos conceitos trabalhados em Expoente Digital1, com ênfase na resolução de problemas matemáticos e aplicações práticas da programação. Ao trabalhar novas linguagens, o (a) aluno (a) entrará em contato com novos paradigmas de programação, os quais possibilitarão o desenvolvimento de softwares e jogos digitais mais elaborados, utilizando conceitos de inteligência artificial e outras funções avançadas.
  • Paisagem urbana e produção artística: este itinerário contribui para o desenvolvimento da autonomia criativa e expressiva do estudante. Amplia o conhecimento do aluno protagonista de sua formação, relacionado a si, ao outro e ao mundo. As informações e as análises visuais da paisagem urbana arquitetônica e a alteração causada pelo tempo e espaço conectam conhecimentos da história das humanidades e suas intervenções: formações, deformações e transformações, desenvolvendo campos dos saberes estéticos e culturais. Os registros criativos serão produzidos ativamente pelos alunos a partir das linguagens visual e plástica.
  • Informática avançada: o itinerário tem por objetivo o desenvolvimento de competências relacionadas à criação de conteúdos digitais. Durante o curso, serão trabalhadas diversas ferramentas, como:  produtividade: Word, Excel e PowerPoint; apresentação: Prezi e Powtoon;  formatação: LaTex; criação de sites: Wix e WordPress. Essas ferramentas possibilitarão ao aluno trabalhar, expressar e apresentar seus conhecimentos usando o meio digital.
  • Comunicação assertiva, influência e persuasão: este itinerário contempla as necessidades do mundo moderno: exposição oral, apresentação pública e midiática. Refere-se aos discursos da mídia informativa (imprensa, televisiva, radiofônica e digital) e ao discurso publicitário. Abrange, também, textos normativos, legais e jurídicos que regulam a convivência em sociedade. Permite ao estudante refletir e participar na vida pública, pautado na ética.

 Slide11

  

  • Empreendedorismo: em tempos de constantes impactos, precisamos estar preparados a tomar decisões rápidas e eficazes na solução dos mais diversos problemas.  Neste itinerário serão desenvolvidos estímulos ao conhecimento da empregabilidade e estratégias de planejamento, captação de recursos, tomada de decisão, identificação de riscos e consequências e adaptação a novos desafios. Faz parte do projeto proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo, como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à empregabilidade.
  • Planejamento financeiro: nos tempos em que vivemos, mais do que nunca, faz-se necessário aprender a planejar as finanças. Com este projeto, os jovens vivenciarão e aprenderão sobre o consumo consciente; trabalho e fontes de renda; planejamento de gastos em curto, médio e longo prazo; hábitos de poupar e investir; bolsa de valores; investimento em renda fixa e variável; finanças e sociedade e impostos e inflação. Desenvolvimento de projetos pessoais futuros.
  • Pensamento estratégico e lúdico: nesse itinerário exploraremos os ambientes proporcionados pelos jogos de tabuleiro, de forma lúdica e divertida. Desenvolveremos aspectos importantes para a formação dos alunos, como habilidades de raciocínio, estratégia, comunicação, liderança, cooperação, negociação, administração e autorregulação emocional.

Slide12

 

  • Corpo e saúde: este itinerário, através da investigação e da análise de situações-problemas, trata de como podemos e o que devemos fazer para manter uma vida saudável. Questionamentos como: o que é saúde? Como podemos nos manter saudáveis mesmo tendo uma vida corrida e atribulada? Como os nossos sistemas funcionam? Como ler e compreender a composição nutricional nas embalagens? Nos ajudarão a fazer escolhas favoráveis ao nosso desenvolvimento, tornando a nossa vida mais saudável e longeva. Veremos, também, a importância da atividade física e as doenças mais comuns que podem ser evitadas quando adquirimos hábitos saudáveis. 
  • Relações ecológicas e zoologia: a Zoologia é a área da Biologia que estuda as características de todos os animais em seus diferentes aspectos e habitats, bem como as suas relações com o homem e outros animais, dentro dos diferentes ecossistemas do planeta. Abrange os aspectos morfológicos e os fisiológicos que os sustentam, e, também, de que maneira essas características os ajudam a sobreviver. As relações ecológicas nos mostram de que modo cada ser vivo se relaciona, positiva ou negativamente, dentro da mesma espécie ou ainda entre espécies diferentes dentro dos diferentes habitats. Além disso, nos permite o conhecimento de que, mesmo de espécies diferentes, os seres vivos formam uma rede da relações e dependências durante a sua jornada. 
  • Fundamentação científica no cotidiano: o objetivo principal deste itinerário é reconhecer, aprofundar e ampliar conhecimentos científicos interpretando fenômenos e processos tecnológicos que acontecem em situações cotidianas e demandas locais e coletivas que considerem a melhoria da qualidade de vida pessoal e social.
  • Fontes de energia e sociedade sustentável: este itinerário estuda fontes de energia produzidas com diminuição dos impactos ambientais, atendendo as necessidades da sociedade atual em termos técnicos e produtivos, não comprometendo a disponibilidade dos recursos naturais para as gerações futuras. 
  • Astronomia: a Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Essa ciência fascinante tem desenvolvido muito com a melhoria de instrumentos ópticos, telescópios espaciais e avanços tecnológicos. Neste curso, estudaremos a História da Astronomia, o Sistema Solar, Sistemas Extrassolares, Vida das Estrelas, Galáxias, Cosmologia e Técnicas Observacionais. 

Slide13

 

  • Geopolítica contemporânea: este itinerário destina-se à promoção da observação, do reconhecimento, da reflexão e da atuação crítica sobre os espaços físicos e políticos, desde o entorno em que se vive, ao mundial em que se pode atuar. Estabelece relações de causa e consequência, ativa conhecimentos de diversas áreas, contextualiza espaços e tempos, interpreta fatos atuais de repercussão internacional e estabelece relações entre o poder político e os espaços geográficos.
  • Cidadania e práxis: o itinerário possibilita o conhecimento teórico para o exercício pleno da cidadania, promovendo o diálogo, a cooperação e a solução de conflitos. Combate estereótipos, discriminações e violações dos direitos humanos, respeitando as liberdades civis garantidas no estado democrático. Para isso, serão construídos projetos pessoais e coletivos baseados na justiça social, na solidariedade e sustentabilidade, tendo como base o Projeto de Mostra de Aprendizagem desenvolvido pela escola em todo o ano letivo.

Slide14

       


 

*Observações importantes em 2022:

  • O novo formato dos Itinerários Formativos será, somente, para os alunos das primeiras séries do Ensino Médio.
  • No ato da matrícula on-line o (a) aluno(a) /pais ou responsável deverá escolher:

              1ª série do EM -  Aprofundamento Optativo: dois itinerários;

                                           Trilhas Integradoras: um itinerário

                                           Escolhas Eletivas: três itinerários, sendo que uma opção     na 2ª feira, outra na 4ª feira e outra na 6ª feira.

              2ª e 3ª série do EM - Escolhas Eletivas: três itinerários, sendo que uma opção na 2ª feira, outra na 4ª feira e outra na 6ª feira.

  • Os Itinerários Formativos são anuais, com avaliações semestrais e com média mínima 6,0 (seis). Caso o (a) aluno (a) não atinja a média mínima exigida em cada Itinerário Formativo, participará do processo de Exame Final. O Itinerário Formativo faz parte do número máximo de componentes curriculares permitidos para o Exame Final do Ens. Médio.
  • Projeto de Vida faz parte do aprofundamento comum de aulas do Ensino Médio.
  • Cidadania e práxis é um Itinerário que o (a) aluno (a) deverá, ao longo do Ensino Médio, cursar por duas vezes. Este itinerário se renova a cada ano, com novas temáticas.

 Slide17

 

Bibliografia:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf 

https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf 

Congregação de Jesus