- Propõe os valores do Evangelho como critério para a vida humana e formação do caráter;
- Promove a formação cristã, humanista e integral do ser humano em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais;
- Centra o currículo na pessoa e promove o desenvolvimento das habilidades e competências do educando;
- Possibilita uma ação includente, fundamentada no respeito às diferenças e características próprias de cada indivíduo;
- Visa à formação de homens e mulheres para o exercício da cidadania consciente, colocando-os como protagonistas do mundo em que vivem;
- Promove testemunho dos valores cristãos na vida comunitária, através de ações que demonstrem justiça, fé, solidariedade, companheirismo e respeito;
- Proporciona critérios para fixação de prioridades e tomada de decisões dentro do contexto atual e privilegia métodos que estimulam a pesquisa, a compreensão e a reflexão da realidade;
- Promove a liberdade de forma responsável e equilibrada e garante as experiências que dignificam o ser humano;
- Estabelece condições para que haja um clima de fraternidade, paz e alegria dentro da comunidade educativa e;
- Promove o diálogo e entende a aprendizagem como um processo de cooperação entre o educador e o educando.