Ensino Médio

Novo Ensino Médio no I.E.B.V.M.

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, tem como finalidades:

I -  A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

II - A preparação para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

III - O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

IV - A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

V - O desenvolvimento da pessoa humana com formação integral para conviver e atuar em seu benefício e do seu semelhante, ser transformador competente e responsável na construção da sua história e na história do mundo ao qual pertence.

Cursos:
do 1º ao 3º ano

Horário:
das 7h05min às 13h30min


 As mudanças no mundo do trabalho e nas relações sociais exigem cada vez mais alterações na formação dos estudantes e renovação do projeto político pedagógico das escolas. O NOVO ENSINO MÉDIO DO BEÁ educa para a emancipação e protagonismo do estudante, com foco na interação e participação ativa dos jovens na sociedade, jovens conectados aos diferentes espaços físicos, biológicos, sociais, culturais e virtuais.

 Com o NOVO ENSINO MÉDIO, o Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria reafirma o seu papel de educador no século XXI como organizador, produtor e disseminador de conhecimentos, tendo o professor como agente transformador e os estudantes como protagonistas e, assim, também, responsáveis pelas suas escolhas e formação integral.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além das aprendizagens comuns traz, também, a inovação para os estudantes escolherem e se aprofundarem em áreas de interesse, traçarem seus projetos de vida e despertarem para profissões futuras. O Novo Ensino Médio mobiliza competências e habilidades de diferentes áreas, oferecendo flexibilização do currículo com matérias optativas, as quais, a partir da escolha, farão parte do currículo do aluno.

Esses projetos diferenciados são denominados ITINERÁRIOS FORMATIVOS e relacionam-se com as diversas áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza. Os Itinerários são projetos que inserem os jovens no mundo midiático ético e os reconhecem como sujeitos críticos, criativos, autônomos, responsáveis, em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível, aberto à investigação e à intervenção colaborativa ao bem comum.

Os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes que visam integrar as diferentes composições escolhidas pelos estudantes, bem como ofertar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiência educativas associadas à realidade contemporânea, que promovam a formação pessoal, profissional e cidadã.

No Novo Ensino Médio, a carga horária total do aluno deverá ser ampliada para 3000h, sendo no máximo 1800h de Formação Geral Básica e nos ITINERÁRIOS FORMATIVOS, no mínimo 1200h dessa carga horária total.

O Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria comprometido cada vez mais com a formação integral dos alunos e atendendo aos desafios da contemporaneidade oferece no NOVO ENSINO MÉDIO o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e proporciona abertura a futuros estudos e escolhas profissionais.

A composição do Novo Ensino Médio se faz em dois segmentos complementares:

 

1. Formação Geral Básica da 1ª série do Ensino Médio (FGB)

 O que é?

 Conjunto de competências e habilidades das áreas de Conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles.

      A carga horária total da FGB deve ser, no máximo, de 1.800horas.

Componentes curriculares da FGB:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História
  • Geografia
  • Inglês
  • Arte
  • Educação Física
  • Ensino Religioso
  • Sociologia
  • Filosofia

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2. Itinerários Formativos

O que são?

Conjunto de situações e atividades educativas que aprofundam ou ampliam áreas de interesse dos estudantes, atribuindo-lhes corresponsabilidade e empreendedorismo pessoal e social. Desenvolvem habilidades que permitem aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas situações.  Promovem a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, solidariedade e sustentabilidade. São conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudos e pesquisas que permitem aos estudantes formação geral e integradora.

Os itinerários Formativos têm como estratégia quatro eixos estruturantes e transversais:

- Investigação científica: tem como finalidade ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento por práticas e produções científicas.

- Processos criativos: tem como objetivo expandir a capacidade dos estudantes de imaginar, idealizar, criar e realizar projetos criativos.

- Empreendedorismo: amplia habilidades relacionadas ao autoconhecimento e mobiliza recursos de diferentes áreas voltadas a projetos pessoais ou produtivos à coletividade.

- Mediação e intervenção sociocultural: tem como propósito desenvolver a consciência cidadã, aprofundando conhecimentos sobre as questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta em nível local, regional, nacional e global. Também faz parte desse eixo apresentar soluções de intervenção para os problemas identificados.

A carga horária mínima dos Itinerários Formativos deve ser de 1.200 horas ao término do Ensino Médio.

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Itinerários Formativos de 2022 para a 1ª série do Ensino Médio:

Os Itinerários Formativos, parte flexível do currículo escolar, serão ofertados por meio de diferentes arranjos curriculares. A base dos Itinerários Formativos é a escolha do(a) aluno(a) nas áreas de conhecimento de seu interesse. O Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, atento a esta etapa, oportuniza aos alunos(as) diversas possibilidades para que, ao longo do Ensino Médio, tenham maior clareza de suas decisões.

 Os Itinerários Formativos estão divididos em quatro formatos:

 APROF COMUM

Aprofundamento Comum: todos os alunos participarão. Tempo de aula presencial 50min por semana  

  

 

  • Produção textual: o itinerário formativo de produção textual propõe ao aluno não só a tarefa de produzir textos de diversos gêneros, em especial os argumentativos e dissertativos, como também o incentiva a cultivar a sua própria bagagem sociocultural de forma criativa e investigativa. Através de debates acerca de diferentes temas, exemplos de produções escritas, análise de trechos de textos cânones literários e acontecimentos contemporâneos, forma-se uma grande teia de informações e recursos discursivos preciosos que compõem o repertório de cada estudante.

  

 

  • Práticas e laboratório de Química: o objetivo deste itinerário é desenvolver a curiosidade científica, a exploração, o levantamento e a verificação de hipóteses, tendo como base o método científico. É, também, facilitar a compreensão da Química e seus conceitos, partindo de experimentos que permitem consolidar como a Química se constrói, se desenvolve e está presente no cotidiano. Trabalhar e desenvolver a linguagem científica, bem como a escrita de documentos científicos, como relatórios experimentais fazem parte também deste itinerário.

  

 

  •  Práticas e laboratório de Física: este itinerário tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades práticas por meio de “demonstrações experimentais” em Física. Busca despertar o interesse dos estudantes pelos fenômenos apresentados e pelos desafios em conhecer os respectivos “porquês”. Desta forma, o curso visa à comprovação e ao aprofundamento da teoria dentro de um cenário rico de estímulos, fortemente interativo e significativo.

  

 

  • Projeto de vida: este itinerário valoriza os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além da sua condição de estudante, qualificando os processos de construção de sua (s) identidade (s) e de seu projeto de vida. Dá-lhes suporte para que reconheçam suas potencialidades, construam aspirações e metas de formação e inserção profissional futura, e desenvolvam uma postura ética e responsável para transitar no mundo dos estudos, do trabalho e na sociedade em geral.

 

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 OPTATIVO

Aprofundamento Optativo: o (a) aluno (a) poderá aprofundar seus estudos em dois componentes curriculares ou temas de acordo com sua área de interesse. Tempo de aula presencial: 50 min por semana. 

 

 

  •  Inglês: o curso de aprofundamento em Inglês trabalhará as quatro habilidades da língua inglesa: listening, speaking, reading and writing. A partir de tópicos relevantes e instigantes, os alunos poderão melhorar a conversação, a leitura, a escrita e se expressarem suas opiniões sobre temas diversos, possibilitando um melhor uso do idioma e a obtenção de bons resultados em seus exames de proficiência da língua ou o preparo para curso superior. 
 

 

  •  Espanhol: o foco do curso está no desenvolvimento prático e eficaz das atividades comunicativas da língua, de forma oral e escrita e, também, pela imersão cultural. O aluno será estimulado, a partir de uma abordagem lúdica (jogos, vídeos, áudios), a construir seus conhecimentos, participando ativamente de aulas interativas. Desta maneira, os estudantes passarão a ter maior domínio no aspecto sociocultural da língua castelhana e serão incentivados a prestarem o exame DELE (Diploma Espanhol de Língua Estrangeira). 
 

 

  •  Matemática avançada: o curso aprofunda conteúdos matemáticos como: Número Complexos, Matrizes e Sistemas Lineares, de forma investigativa e criativa. Esses conteúdos estabelecem relação sólida, especialmente, para os alunos seguirem em cursos universitários da área de exatas. 

 

  •  Física do movimento: este itinerário abrange o estudo de todos os tipos de movimento que ocorrem em nosso dia a dia, assim como suas respectivas causas. Há inúmeras aplicações das noções físicas do ramo da Mecânica em diversas áreas, tais como: Astronomia (movimento dos planetas), Medicina (fluxo sanguíneo), Geologia (placas tectônicas), Esporte (diferentes modalidades) e Arte (música, dança e cinema). 
 

 

  • Modelos atômicos e Química nuclear: o objetivo deste itinerário é estudar a evolução dos modelos atômicos e suas relações com fenômenos como radioatividade, raio X, fluorescência e fosforescência. Compreender o fenômeno da radioatividade e as suas principais aplicações, analisando os riscos e benefícios refletidos na qualidade de vida, saúde e sociedade, no contexto das ciências, enfatizando a grande preocupação com a poluição radioativa, suas consequências e medidas para amenizá-las. 

 

  •  Conflitos mundiais e suas consequências: entre os diversos caminhos para aprofundar o conhecimento em História, a análise dos conflitos internacionais é uma das mais interessantes e instigantes. Investigaremos os elementos envolvidos em diversas guerras ao longo dos séculos, como: as guerras da antiguidade, a Guerra dos Cem Anos, as invasões napoleônicas, as duas grandes guerras mundiais e a Guerra Fria. As reflexões e análises obtidas, durante esse processo, possibilitarão a compreensão da mediação e intervenções socioculturais e da construção de uma sociedade contemporânea a partir do heroísmo de alguns personagens e das barbáries cometidas em determinados momentos.

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 TRILHAS

Trilhas Integradoras: os Itinerários Formativos Integrados são ofertados por meio de arranjos que combinam mais de uma área de conhecimento. No Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria optou-se, por princípios e missão, oferecer três trilhas integradoras as quais têm como fio condutor o humano, protagonista de sua existência e atuante em seu autocuidado e o cuidado com o outro. O (a) aluno (a) escolherá uma trilha integradora. Tempo de aula: três aulas presenciais, totalizando 150min e 1 aula remota de 50min por semana.

 LING CIHUM

Trilha 1 - Linguagens e Ciências Humanas: “O homem e suas identidades”  

 

O ambiente natural e social reflete o humano?

  Este itinerário se propõe a analisar o perfil do homem contemporâneo diante do processo de globalização e formação de novos paradigmas, a partir das influências socioambientais e tecnológicas que resultam na construção de novas identidades, bem como refletir a respeito das diversidades culturais e socioeconômicas presentes no âmbito global, regional, periférico e rural, visando combater o preconceito e as desigualdades.

Arte, estética e cultura:

   Este itinerário propicia ao aluno relacionar as práticas artísticas dos mais diversos ambientes às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. Favorece, também, a análise de interesse, relações de poder e perspectivas de mundo nas práticas de linguagem artística, compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re) produzem significado e ideologias.

Desafios e superação: pertencimento social e redes de poder.

   A identidade é a forma como nos reconhecemos como pessoa, tradicionalmente marcada pelas origens étnicas, pelos costumes e pela religião. O mundo contemporâneo nos apresenta uma perspectiva identitária multiculturalista, isto é, um movimento de massificação e globalização de hábitos, consumo e valores.

Como conciliar a preservação das identidades particulares e ao mesmo tempo a construção de um futuro comum? Como a ampliação do acesso à cidadania, construído a partir da modernidade, promove, no mundo contemporâneo, o acirramento das diferenças, fomenta fundamentalismos, disputas étnicas e territoriais?

Este itinerário tem como eixo temático discutir os desafios, problemas e caminhos que o homem contemporâneo enfrenta diante das múltiplas possibilidades identitárias e de seu próprio lugar no mundo.

 

MAT NAT1

Trilha 2 - Matemática e Ciências da Natureza: “O homem e o alimento” 

 

Química dos alimentos.

   O objetivo deste itinerário é estudar a composição química dos alimentos naturais e sintéticos, do processamento de alimentos e as interações de todos os componentes biológicos e não biológicos. É, também, investigar e caracterizar os grupos de nutrientes, suas funções e impactos no organismo, permitindo escolhas alimentares e de consumo mais conscientes e inteligentes. Enxergar a Química como uma ciência que está presente no cotidiano e que contribui para a melhoria de vida e bem-estar, fará parte de nossos estudos.  

Relação: produção/ consumo e desperdício/escassez.

   Este itinerário trata da alimentação e de sua importância no nosso dia a dia. De forma investigativa e analítica, os estudantes serão desafiados a saberem como “a comida que está no nosso prato” foi cultivada e como a forma de cultivo interfere na qualidade da mesma e na nossa saúde. Analisarão as condições de armazenamento, transporte e distribuição.  O quanto de alimento produzido é consumido e o quanto é desperdiçado, causando escassez, desnutrição, doenças e até morte.

Análise matemática de dados estatísticos e probabilidade:

   Neste itinerário formalizaremos alguns conceitos estatísticos, de modo que seja possível analisar situações que possuem uma quantidade de informações relativamente complexas. A organização dessas informações em forma de tabelas, gráficos e números podem nos ajudar a interpretar tais situações e, a partir disso, elaborar planos de ações que visem aperfeiçoar o cotidiano.

  MAT CIHUM1

Trilha 3 - Matemática e Ciências Humanas: “O homem e a ‘Casa Comum”  

Responsabilidade planetária.

   Este itinerário pretende analisar a questão ambiental contemporânea a partir da relação homem-natureza e sua crise, bem como incentivar a reflexão sobre a necessidade de vivenciarmos um modelo sustentável de desenvolvimento, auxiliando na formação de cidadãos conscientes e de consumidores ecologicamente responsáveis, comprometidos em garantir as condições de sobrevivência para as gerações futuras, de toda biodiversidade.

Ciência matemática aplicada à realidade:

   Historicamente, a matemática não foi criada para que fosse ensinada na escola e, posteriormente, para que os alunos realizassem avaliações de desempenho. A matemática, como produção humana, sempre foi utilizada como forma de auxiliar em atividades cotidianas, seja em situações simples, como contagem de objetos ou em situações mais complexas, como a passagem de um cometa, lançamento de naves, rotas de navios, construções de prédios ou pontes. Nesse itinerário, estudaremos e entenderemos a matemática como uma ferramenta que pode auxiliar ativamente na resolução de problemas sociais.

Disputa de bens e territórios: contextos e implicações sociais e políticas:

   A questão a ser enfrentada pela humanidade pelos próximos séculos é conseguir conciliar as transformações decorrentes da tecnologia e o uso dos recursos naturais de forma equilibrada e sustentável.

   A relação entre ética e meio ambiente tem como objetivos tratar a vida e o meio ambiente como valores inalienáveis para a manutenção da nossa espécie, promover a reflexão sobre as transformações ambientais a partir do processo de produção e hábitos de consumo, levando em consideração as transformações ambientais e socioculturais das diferentes localidades, buscando intervenções mais sustentáveis a partir da conscientização e introdução de práticas que poupem recursos, além de preservar a natureza e a vida.

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 ELETIVAS

Itinerários Formativos de 2022 para a 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio

Escolhas Eletivas: são Itinerários Formativos das quatro áreas do conhecimento. Cada aluno escolherá três opções. Os itinerários são divididos em aula presencial e trabalho remoto de 100 min cada um. O trabalho remoto está relacionado ao projeto desenvolvido em cada itinerário formativo.

 

 

  • Texto, contexto e tessituras de um novo olhar sobre o mundo: incentivar o processo de criação individual e coletiva, nas mais variadas possibilidades de comunicação, inclusive as midiáticas, estabelecer estratégias necessárias à produção artística e cultural fazem parte dos objetivos deste itinerário que compõem o desenvolvimento e a criação humana. 
 

 

  • Viver e conviver, aprendendo com alegria e empatia: este itinerário tem por objetivo principal preparar os jovens para a vivência do papel de cidadão íntegro, criativo, mais feliz, inteligente e sadio emocionalmente, bem como fortalecer o seu protagonismo por meio da valorização da vida. Estimula iniciativas e expressões de ideias; valoriza o desenvolvimento da criticidade e do respeito; pratica a escuta, a compaixão e desenvolve o autoconhecimento, para a aceitação de si e do outro e para alcançar objetivos pessoais.
 

 

  • Expoente digital 1: o objetivo principal deste itinerário é compreender e utilizar os conceitos e teorias que compõem a base do conhecimento tecnológico, bem como os procedimentos metodológicos e suas lógicas. Em programação, os alunos farão seus próprios programas e jogos em diversas ferramentas, utilizando programação em blocos (black-based). Em seguida, será feita a transição para a programação usando texto (text-based) com a linguagem Python.  Serão também desenvolvidos conhecimentos de robótica utilizando a microcontroladora  Arduíno. A conscientização e valorização da ética no uso das tecnologias fazem parte dos conteúdos trabalhados.
 

 

  • Expoente digital 2: este itinerário tem como objetivo dar continuidade aos conceitos trabalhados em Expoente Digital1, com ênfase na resolução de problemas matemáticos e aplicações práticas da programação. Ao trabalhar novas linguagens, o (a) aluno (a) entrará em contato com novos paradigmas de programação, os quais possibilitarão o desenvolvimento de softwares e jogos digitais mais elaborados, utilizando conceitos de inteligência artificial e outras funções avançadas.
 

 

  • Paisagem urbana e produção artística: este itinerário contribui para o desenvolvimento da autonomia criativa e expressiva do estudante. Amplia o conhecimento do aluno protagonista de sua formação, relacionado a si, ao outro e ao mundo. As informações e as análises visuais da paisagem urbana arquitetônica e a alteração causada pelo tempo e espaço conectam conhecimentos da história das humanidades e suas intervenções: formações, deformações e transformações, desenvolvendo campos dos saberes estéticos e culturais. Os registros criativos serão produzidos ativamente pelos alunos a partir das linguagens visual e plástica.
 

 

  • Informática avançada: o itinerário tem por objetivo o desenvolvimento de competências relacionadas à criação de conteúdos digitais. Durante o curso, serão trabalhadas diversas ferramentas, como:  produtividade: Word, Excel e PowerPoint; apresentação: Prezi e Powtoon;  formatação: LaTex; criação de sites: Wix e WordPress. Essas ferramentas possibilitarão ao aluno trabalhar, expressar e apresentar seus conhecimentos usando o meio digital.
 

 

  • Comunicação assertiva, influência e persuasão: este itinerário contempla as necessidades do mundo moderno: exposição oral, apresentação pública e midiática. Refere-se aos discursos da mídia informativa (imprensa, televisiva, radiofônica e digital) e ao discurso publicitário. Abrange, também, textos normativos, legais e jurídicos que regulam a convivência em sociedade. Permite ao estudante refletir e participar na vida pública, pautado na ética.

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  • Empreendedorismo: em tempos de constantes impactos, precisamos estar preparados a tomar decisões rápidas e eficazes na solução dos mais diversos problemas.  Neste itinerário serão desenvolvidos estímulos ao conhecimento da empregabilidade e estratégias de planejamento, captação de recursos, tomada de decisão, identificação de riscos e consequências e adaptação a novos desafios. Faz parte do projeto proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo, como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à empregabilidade.
 
 
  • Planejamento financeiro: nos tempos em que vivemos, mais do que nunca, faz-se necessário aprender a planejar as finanças. Com este projeto, os jovens vivenciarão e aprenderão sobre o consumo consciente; trabalho e fontes de renda; planejamento de gastos em curto, médio e longo prazo; hábitos de poupar e investir; bolsa de valores; investimento em renda fixa e variável; finanças e sociedade e impostos e inflação. Desenvolvimento de projetos pessoais futuros.
 
 
  • Pensamento estratégico e lúdico: nesse itinerário exploraremos os ambientes proporcionados pelos jogos de tabuleiro, de forma lúdica e divertida. Desenvolveremos aspectos importantes para a formação dos alunos, como habilidades de raciocínio, estratégia, comunicação, liderança, cooperação, negociação, administração e autorregulação emocional.

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  •  Corpo e saúde: este itinerário, através da investigação e da análise de situações-problemas, trata de como podemos e o que devemos fazer para manter uma vida saudável. Questionamentos como: o que é saúde? Como podemos nos manter saudáveis mesmo tendo uma vida corrida e atribulada? Como os nossos sistemas funcionam? Como ler e compreender a composição nutricional nas embalagens? Nos ajudarão a fazer escolhas favoráveis ao nosso desenvolvimento, tornando a nossa vida mais saudável e longeva. Veremos, também, a importância da atividade física e as doenças mais comuns que podem ser evitadas quando adquirimos hábitos saudáveis. 
 

 

  •  Relações ecológicas e zoologia: a Zoologia é a área da Biologia que estuda as características de todos os animais em seus diferentes aspectos e habitats, bem como as suas relações com o homem e outros animais, dentro dos diferentes ecossistemas do planeta. Abrange os aspectos morfológicos e os fisiológicos que os sustentam, e, também, de que maneira essas características os ajudam a sobreviver. As relações ecológicas nos mostram de que modo cada ser vivo se relaciona, positiva ou negativamente, dentro da mesma espécie ou ainda entre espécies diferentes dentro dos diferentes habitats. Além disso, nos permite o conhecimento de que, mesmo de espécies diferentes, os seres vivos formam uma rede da relações e dependências durante a sua jornada. 
 

 

  •  Fundamentação científica no cotidiano: o objetivo principal deste itinerário é reconhecer, aprofundar e ampliar conhecimentos científicos interpretando fenômenos e processos tecnológicos que acontecem em situações cotidianas e demandas locais e coletivas que considerem a melhoria da qualidade de vida pessoal e social.
 

 

  •  Fontes de energia e sociedade sustentável: este itinerário estuda fontes de energia produzidas com diminuição dos impactos ambientais, atendendo as necessidades da sociedade atual em termos técnicos e produtivos, não comprometendo a disponibilidade dos recursos naturais para as gerações futuras. 
 

 

  • Astronomia: a Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Essa ciência fascinante tem desenvolvido muito com a melhoria de instrumentos ópticos, telescópios espaciais e avanços tecnológicos. Neste curso, estudaremos a História da Astronomia, o Sistema Solar, Sistemas Extrassolares, Vida das Estrelas, Galáxias, Cosmologia e Técnicas Observacionais. 

 

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  • Geopolítica contemporânea:  este itinerário destina-se à promoção da observação, do reconhecimento, da reflexão e da atuação crítica sobre os espaços físicos e políticos, desde o entorno em que se vive, ao mundial em que se pode atuar. Estabelece relações de causa e consequência, ativa conhecimentos de diversas áreas, contextualiza espaços e tempos, interpreta fatos atuais de repercussão internacional e estabelece relações entre o poder político e os espaços geográficos.

 

  • Cidadania e práxis: o itinerário possibilita o conhecimento teórico para o exercício pleno da cidadania, promovendo o diálogo, a cooperação e a solução de conflitos. Combate estereótipos, discriminações e violações dos direitos humanos, respeitando as liberdades civis garantidas no estado democrático. Para isso, serão construídos projetos pessoais e coletivos baseados na justiça social, na solidariedade e sustentabilidade, tendo como base o Projeto de Mostra de Aprendizagem desenvolvido pela escola em todo o ano letivo.

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 *Observações importantes em 2022:

  • O novo formato dos Itinerários Formativos será, somente, para os alunos das primeiras séries do Ensino Médio.
  • No ato da matrícula on-line o (a) aluno(a) /pais ou responsável deverá escolher:

              1ª série do EM -  Aprofundamento Optativo: dois itinerários;

                                           Trilhas Integradoras: um itinerário

                                           Escolhas Eletivas: três itinerários, sendo que uma opção     na 2ª feira, outra na 4ª feira e outra na 6ª feira.

              2ª e 3ª série do EM - Escolhas Eletivas: três itinerários, sendo que uma opção na 2ª feira, outra na 4ª feira e outra na 6ª feira.

  • Os Itinerários Formativos são anuais, com avaliações semestrais e com média mínima 6,0 (seis). Caso o (a) aluno (a) não atinja a média mínima exigida em cada Itinerário Formativo, participará do processo de Exame Final. O Itinerário Formativo faz parte do número máximo de componentes curriculares permitidos para o Exame Final do Ens. Médio.
  • Projeto de Vida faz parte do aprofundamento comum de aulas do Ensino Médio.
  • Cidadania e práxis é um Itinerário que o (a) aluno (a) deverá, ao longo do Ensino Médio, cursar por duas vezes. Este itinerário se renova a cada ano, com novas temáticas.

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Bibliografia:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf 

https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf 


Congregação de Jesus