Orientações aos Alunos
1. São direitos do aluno:
a) ser respeitado por seus educadores e colegas;
b) ser tratado com urbanidade e justiça;
c) ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações ou preferências;
d) ser respeitado em suas ideias religiosas;
e) participar de toda e qualquer atividade educativa, religiosa, social e recreativa que a escola proporcionar nos respectivos anos;
f) ser orientado quando apresentar dificuldades educacionais e pedagógicas;
g) ter oportunidade de estudo de recuperação contínua e paralela durante cada trimestre, sempre que seu aproveitamento assim o exigir;
h) receber suas atividades e tarefas devidamente corrigidas em tempo e avaliadas;
i) ser ouvido pelo Corpo Docente, pela Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e pela Direção sempre que necessitar;
j) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o direito de chegar atrasado por 30 minutos, 4 vezes ao longo de cada trimestre e;
k) do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio entrar na escola até às 7h55, por 4 vezes ao longo de cada trimestre, perdendo o direito de assistir a primeira aula.
2. São deveres do aluno:
a) comparecer pontualmente às aulas e demais atividades escolares;
b) justificar suas ausências;
c) requerer na secretaria da escola prova substitutiva, quando for o caso, arcando com o valor da taxa especificada no item 2 de Reposição de Provas;
d) comportar-se adequadamente nas aulas e executar as atividades que lhe forem atribuídas pelos professores;
e) trazer consigo a agenda escolar apresentando-a sempre que exigida;
f) acatar a autoridade da Direção, orientadores, coordenadores, professores e demais funcionários da Escola e tratá-los com urbanidade e respeito;
g) tratar com civilidade e cortesia os colegas;
h) apresentar-se com asseio e sempre uniformizado, desde o 1º dia de aula, pois sem o mesmo não poderá participar das atividades acadêmicas e cuidar para que o uniforme seja um símbolo de respeito e apreço pela Escola.
i) ocupar na sala de aula o lugar que lhe for designado, ficando responsável pela respectiva carteira no período em que a usar;
j) aguardar os professores dentro da sala de aula no início do período e nas trocas de professores;
k) possuir o material escolar exigido, conservando-o em ordem e trazendo para a Escola, exclusivamente, o material necessário à sua atividade escolar;
l) colaborar com a Direção da Escola na conservação do prédio, material de uso coletivo e do mobiliário, concorrendo também para que se mantenha rigoroso asseio no edifício e suas dependências, evitando danificações e mau uso;
m) observar no recinto da Escola e fora dele, conduta compatível com a disciplina, decoro e boa ordem do ensino, não promover algazarra e distúrbios nas dependências e imediações da Escola durante ou após as aulas;
n) ter adequado comportamento social, concorrendo sempre, onde quer que esteja, para a elevação do bom conceito da Escola;
o) usar de probidade na execução das provas, trabalhos individuais, de grupo e demais atividades discentes;
p) indenizar o prejuízo quando produzir danos materiais ao estabelecimento ou em objetos escolares de propriedade de colegas, orientadores, coordenadores, professores e demais funcionários;
q) atender e encaminhar aos pais ou responsáveis às solicitações e convocações feitas pelos professores, coordenadores ou Direção da Escola, e quando for o caso, devolvê-las devidamente assinadas, no prazo determinado;
3. É vedado ao aluno:
a) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental entrar na escola após ter-se registrado quatro atrasos, dentro de cada trimestre letivo, considerando como atraso a chegada após as 7h15 (para os alunos da turma da manhã) ou 12h55 (para os alunos da turma da tarde);
b) do 6º ano em diante, entrar na Escola, após ter-se registrado quatro atrasos dentro de cada trimestre letivo, considerando-se como atraso a chegada após as 7h10.
c) entrar na classe ou sair dela sem permissão do professor ou de outro funcionário da Escola, na falta do professor;
d) deixar de assistir a uma ou mais aulas e demais atividades escolares do dia sem autorização da Direção ou um membro da equipe técnica;
e) ocupar-se, durante a aula, de atividades que lhe seja alheia;
f) permanecer na Escola, fora do seu período de aulas, sem autorização (conforme consta no Contrato de Prestação de Serviços);
g) promover, sem autorização da Direção, coletas ou subscrições, dentro ou fora da Escola;
h) promover vendas ou circulação de materiais alheios ao ambiente ou ao uso escolar;
i) fumar nas dependências da Escola;
j) trazer consigo ou induzir outros ao uso de substâncias que produzam dependência física e/ou psíquica;
k) trazer para a sala de aula objetos que não façam parte da dinâmica da aula. O uso do telefone celular ou similar é proibido, ficando a Escola livre para adotar as medidas disciplinares cabíveis no descumprimento desta proibição. É de total responsabilidade do aluno e seus responsáveis, o eventual extravio do aparelho. A Escola não se responsabilizará por objetos perdidos, assim como não os indenizará;
l) portar objetos perigosos, tais como estiletes ou outros considerados impróprios ao ambiente escolar;
m) promover ou participar de movimentos de hostilidade ou desprestígio à Escola, aos seus professores, funcionários e autoridades constituídas;
n) agredir física e/ou moralmente seus colegas, professores, funcionários e autoridades constituídas;
o) promover qualquer atividade de caráter civil ou religioso, em nome da Escola, sem autorização da Direção;
p) divulgar, por qualquer meio de publicidade, assuntos que envolvam direta ou indiretamente o nome da Escola, professores, funcionários, sem autorização da Direção;
q) ausentar-se da Escola sem a permissão da Direção ou de um membro da equipe técnica;
r) o uso de roupas ou acessórios que possam descaracterizar o uniforme da Escola;
s) descumprir com o Termo de Uso, Privacidade e Segurança da Internet no I.E.B.V.M.
De acordo com o Regimento Escolar, pela não observância das normas de convivência os alunos estão sujeitos às seguintes penalidades:
- advertência verbal;
- advertência escrita;
- suspensão até seis dias;
- transferência compulsória.
Observações:
a) Após três advertências escritas, o aluno poderá ser suspenso das aulas ou realizar um trabalho socioeducativo a critério da Direção. A advertência escrita poderá ser acompanhada por uma convocação dos pais ou responsáveis.
b) Na ocorrência de três suspensões, esgotados todos os recursos, o aluno poderá ter sua matrícula cancelada.
c) O Regimento Escolar prevê que o aluno suspenso não participará de qualquer atividade educacional que se realizar no decurso da suspensão.
d) A ordem das penalidades previstas no Regimento Escolar poderá ser alterada, em decorrência da gravidade da falta cometida pelo aluno.
1- ORGANIZAÇÃO
- Comece colocando nome e série em todo o seu material (livros, cadernos, etc.).
- Na sua casa (quarto) escolha um lugar adequado (escrivaninha, prateleira, etc.) para guardar e organizar o material escolar.
- Fixe o horário de aula em lugar visível, em casa e na escola (armário).
- Mantenha sua mochila sempre organizada, de acordo com o horário de aula, arrumando-a com antecedência.
- Organize o armário apenas com o material da escola, isso facilitará o seu dia a dia.
- Lembre-se de levar o material de lição de casa e de estudo, pois estudar em casa é preciso.
2- USO DA AGENDA
A AGENDA É UMA PARCEIRA MUITO IMPORTANTE PARA AJUDÁ-LO NA ORGANIZAÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
- Anote as lições, trabalhos e outras atividades, para não correr o risco de esquecer suas obrigações escolares.
- Habitue-se a consultar suas anotações diariamente, isso o ajudará a lembrar-se de seus compromissos.
- "Não confie na memória", são muitas as atividades, anote sempre.
3- USO DO ARMÁRIO
- Antes do início da primeira aula.
- No intervalo (recreio).
- Após a última aula.
- Não é permitido usar o armário durante as aulas e mudança de professores.
4- DURANTE AS AULAS
- Procure manter-se atento e concentrado, conversa durante as aulas atrapalham a classe e você não tem o aproveitamento necessário.
- Deixe os assuntos não pertinentes à aula para a hora do intervalo.
- Quanto mais atenção e participação ativa nas aulas, mais você garantirá um melhor aprendizado.
- Tenha sempre o material referente à aula. A falta dele dificulta uma boa participação e acompanhamento das aulas.
- Faça as anotações propostas pelo professor, elas fazem parte do seu aprendizado, depois você irá precisar para estudar e se preparar para as avaliações (provas).
5- COMO ESTUDAR
- Separe e organize o material necessário.
- Escolha um local adequado (escrivaninha, de preferência), com boa luminosidade.
- Desligue o som e/ou televisão.
- Escolha a melhor hora do dia. Dê preferência às primeiras horas da tarde. Assim ficará com tempo para outras atividades.
- Priorize a tarefa de casa e o estudo.
POR ÁREA
LÍNGUA PORTUGUESA
- Procure ler frequentemente, como hábito de estudo ou mesmo de lazer.
- Leia com atenção.
- Tenha sempre em mãos um dicionário para auxiliá-lo nas palavras cujo significado você não entende.
- Uma boa leitura exige compreensão do que se lê, das ideias do texto.
- Grife as ideias básicas.
- Faça anotações e resumos, levante questões.
- Faça releitura do texto.
- Ao fazer uma redação ou trabalhos, comece fazendo rascunho, isso o ajudará na organização das ideias. Trabalhe o rascunho antes de fazer o texto definitivo.
- O hábito da leitura ajuda o indivíduo a desenvolver o pensar bem, falar bem e escrever bem.
MATEMÁTICA
- Estude a teoria e aprenda conceitos.
- Exercite seu raciocínio com jogos e exercícios desafiadores.
- Reveja em casa o conteúdo estudado em classe, refazendo os exercícios dados e anotando as dúvidas para saná-las junto ao professor.
- Lembre-se de que os conteúdos desenvolvidos são essenciais para garantir o entendimento dos conteúdos que estão por vir.
- As lições de casa são um importante instrumento de verificação de aprendizagem. Quando você não conseguir executá-las deverá mostrar suas tentativas para que o professor identifique suas dificuldades.
HISTÓRIA - GEOGRAFIA - CIÊNCIAS
- Preste atenção à aula para aprimorar a memória auditiva.
- Leia os textos propostos.
- Grifar as ideias centrais.
- Faça fichamentos e resumos.
- Consulte o Atlas Geográfico e cadernos de mapas (hist/geo).
- Observar o conteúdo aprendido em sua realidade, no seu cotidiano.
- Monte questões sobre o conteúdo, troque com seus colegas.
- Aprenda a ler, com atenção, gráficos, tabelas e mapas, pois eles são produtos de um conhecimento amplo e auxiliam muito a compreensão de um fenômeno.
- Tire sempre suas dúvidas com o professor.
- Estude em voz alta (conte para alguém os pontos do conteúdo estudado).
ARTES - MÚSICA - ED. FÍSICA
- Comparecer às aulas com material necessário solicitado pelo professor.
- Desenvolver os trabalhos e atividades dando o melhor de si.
- Respeitar o trabalho e características dos colegas.
- Usar os materiais de forma adequada.
- Estar aberto para desenvolver novas habilidades.
- Colaborar para o bom desenvolvimento das aulas.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Estar com o material durante as aulas (livro, dicionário).
- Ficar atento aos comandos do professor para entender o que está sendo pedido.
- Exercitar o ouvir, para em seguida desenvolver uma boa conversação.
- Fazer os exercícios solicitados pelo professor para fixar o conteúdo aprendido.
- Não deixar escapar palavras ou expressões cujo significado ou tradução você não conheça, perguntar ao professor ou procurar no dicionário.
- Fazer as anotações no caderno com ordem e capricho para facilitar sua consulta e estudo.
- Procurar praticar o máximo possível.
- Concentrar-se durante as atividades de "listening", no laboratório.
- Lembre-se: parte da sua média provém da participação nas atividades propostas pelo professor em sala de aula.
ENSINO RELIGIOSO
- Em grande parte das aulas, teremos textos que servirão de apoio com exercícios ou outras atividades. Para isso, é fundamental que o aluno tenha a pasta de Ensino Religioso para guardar organizadamente os textos.
- Como as aulas ocorrem em dois ou mais ambientes (sala de aula, sala de religião, salãozinho, etc.) é importante estar atento quanto às instruções sobre o uso adequado dos locais, bem como a tranquilidade que deve ocorrer no translado para esses ambientes diferenciados.
- Todos os trabalhos são solicitados por escrito (impresso ou na lousa). É importante que se leia com atenção os roteiros desses trabalhos que servirão de orientação para pesquisa e avaliação.
- Não esquecer que uma parte da avaliação trimestral é CONCEITO, portanto é participação do aluno em todas as atividades de Ensino Religioso.
FONTES DE PESQUISA E APRIMORAMENTO
- Jornais
- Revistas
- Revistas especializadas
- Dicionários
- Enciclopédias
- Gramáticas
- Livros especializados
- Bibliotecas: da escola e outras
- Catálogos
- Internet (sites específicos)